AFUPACE

Associação Fraterna da União dos Pais e Amigos das Crianças Especiais -  Recanto Tia Marlene.

A AFUPACE é uma Instituição assistencial filantrópica, sem fins lucrativos, com duração indeterminada, sede e fórum no Município de Votuporanga/SP. Fundada em 22 de janeiro de 1996, conforme Estatuto Social, registrado no Cartório de Registro de Pessoas Jurídicas sob nº 14.291, de 06 de fevereiro de 1996, é subsidiada por órgãos públicos federal, estadual, municipal , pelo serviço de telemarketing, nota fiscal paulista e por eventos promocionais, tais como: almoços e chás beneficentes realizados no decorrer do ano com a participação da comunidade. Atende a 55 crianças, jovens, adolescentes e adultos com deficiência múltipla e intelectual e autista, em período integral, por 8h diárias, de segunda a sexta-feira.

Tem como objetivo o atendimento a pessoas com deficiência múltipla e autismo, visando sua integração social e familiar, bem como sua independência na vida diária.


Para alcançar o objetivo, a associação desempenha um trabalho individual, com métodos alternativos, respeitando as limitações que cada um apresenta.

"Crianças especiais são como borboletas; cores, formatos e texturas diversas, algumas voam rápidas , outras nem tanto, mas todas se esforçam para voarem do seu melhor jeito. Cada uma é diferente, única e ESPECIAL."

Nossa Missão

 

Proporcionar atendimento a pessoa com deficiência múltipla e autismo, tornando-o auto-suficiente na sua vida prática e diária, ou o mais próximo possível dela, através de reabilitação clínica/pedagógica, além da participação ativa da família e da comunidade.

 
8755a91b-a515-4572-ac9d-7eaec81fee7f.jpg

Nossa Visão

 

Ser referência estadual como Centro de Reabilitação Clínica, Pedagógica e Oficina Terapêutica, bem como estruturação física e material adequada a crianças, jovens, adolescentes e adultos com deficiência múltipla, intelectual e autismo, além da implantação de projetos voltados para a captação de recursos contínuos.

Nossos Objetivos


Acolher e trabalhar para o desenvolvimento neuro-psicomotor educacional e social da criança, adolescente e jovem especial para que este possa ter uma vida normal ou o mais próximo possível dela.

Promover a integração da criança, adolescente e jovem junto à sociedade, de maneira participativa.


Propiciar atendimento psicossocial, físico e educacional à criança, adolescente e jovem, de acordo com a necessidade de cada atendido.


Desenvolver um trabalho de orientação às famílias de portador de deficiência, fazendo com que estas adquiram conhecimentos necessários para melhor aceitação das limitações de seu filho.


Promover o direito à cidadania, orientando os familiares a respeito do LOAS/Benefício da Prestação Continuada e demais informações.

WhatsApp Image 2020-06-30 at 13.12.55.jp
WhatsApp Image 2020-05-27 at 18.47.31.jp

Trabalhos 

 

São desenvolvidas atividades na área pedagógica: com atividades voltadas para o desenvolvimento da escrita, leitura e coordenação motora; psicomotora: educar os movimentos, trabalhando a coordenação motora e o cognitivo;

Adquirir novas amplitudes de movimentos, desenvolver o esquema corporal, correção postural e percepção viso-motora, adquirir agilidade.

Socialização através de passeios em clubes, sorveteria, cinema, comércio; participa de comemorações de datas especiais, peças teatrais. Festas e eventos realizados pela instituição.

Visando a independência dos mesmos.

Trabalho com papel machê, bijuterias, tapetes, etc.
Oficina de culinária.
Aulas de música e dança.
Atendimento nas áreas de psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e fisioterapia, de acordo com sua necessidade, diretamente ou sob orientação.
Atendimento médico nas áreas de pediatria, neurologia e psiquiatria.
Atendimento na área de estimulação precoce, que tem como conceito básico a importância da estimulação, através de um conjunto de ações que proporcionam à criança expectativas necessárias para garantir o desenvolvimento máximo de seu potencial, visando estimular as coordenações motoras (andar e correr), o desenvolvimento da linguagem e independência dos cuidados pessoais (alimentação, higiene . A estimulação precoce tem por finalidade proporcionar procedimentos estimuladores que auxiliem a criança a alcançar um efetivo desenvolvimento, tanto físico como psicológico de acordo com seu ambiente.

AJUDE-NOS A MANTER ESTE LINDO TRABALHO