Buscar

Tem uma criança autista na sala do meu filho, e agora?



A inclusão de uma criança autista na escola regular beneficia todos os outros alunos


Às vezes, o desconhecido nos assusta. Mas eu tento ter empatia e buscar entender o ponto de vista das outras pessoas. Nessas horas, eu me pergunto: se a Manu não fosse autista, como eu me sentiria em saber que na sala dela tem uma criança especial?


Provavelmente eu pensaria: Será que ela não vai machucar minha filha ou atrasar o aprendizado dela por necessitar de muita atenção da professora? Ou, será que minha filha vai ficar imitando aqueles gestos repetitivos e “estranhos” dela? Bom… Para as mães que têm essa preocupação, posso dizer que, se seu filho estuda em uma boa escola, com profissionais preparados, nada disso vai acontecer. E o seu filho ainda vai aprender a ser um adulto melhor!


É importante lembrar que, se uma criança especial está em uma escola regular é porque ela foi avaliada capaz de acompanhar, mesmo que com ajuda, as atividades dadas pelo colégio. Cabe ao colégio, junto aos terapeutas, determinar se o ambiente escolar é seguro física e emocionalmente para a criança especial. Uma professora sábia irá orientar os outros alunos a como proceder com o amiguinho azul, e irá delegar responsabilidades entre eles de forma que a criança especial se sinta incluída e que os outros se sintam responsáveis e orgulhosos pela confiança que lhes foi dada.


A escola conhece todo o histórico da criança especial e acredito que, em caso de dúvidas, pode e deve orientar os pais que tenham algum receio do convívio de seu filho com uma criança autista. Antes de questionar a escola, busque conhecimento através de leituras, converse com seu filho sobre o que ele acha do novo amiguinho, e caso, mesmo assim, persista algum dilema, entre em contato de forma sutil e discreta com a escola.

Acredite: a mãe da criança especial está muito mais aflita que você com a adaptação do filho dela ao ambiente escolar e não precisa ser exposta em grupos de WhatsApp. .

Posts recentes

Ver tudo
LOGO TIA MARLENE PNG.png